EFEITO PLATÔ: VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DELE?
- Dr. Antônio Santiago
- 14 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2024
O efeito platô é o momento em que seu corpo estaciona e para de perder peso ou ganhar massa muscular após um tempo praticando exercício e seguindo à risca uma reeducação alimentar.
E POR QUE ISSO ACONTECE?
Geralmente é normal no início perdermos peso de forma rápida quando aderimos a uma nova rotina. Mas o efeito platô acontece quando nosso metabolismo se acostuma com o novo estilo de vida e o corpo passa a queimar menos calorias até estacionar.
Chamamos isso de termogênese adaptativa, a capacidade do corpo de se adequar ao quanto de calorias está sendo ingerido.
Ele funciona como um mecanismo de proteção biológico. Nosso corpo entende que está passando por um longo período de privação (dieta com menos calorias) entao ele começa a reduzir o metabolismo de uma forma geral para que assim não seja necessário consumir muita energia para se manter vivo e plenamente funcionante.
O resultado é que mesmo reduzindo sucessivamente as calorias de uma dieta, seu corpo irá se acostumar.
E obviamente não é possível reduzir progressivamente pois chegará um ponto em que a pessoa não comerá quase nada, literalmente!
Entao, caso voce esteja fazendo uma dieta e para saber se realmente você está sofrendo de efeito platô, é necessário:
• Eliminar as possibilidades de ser inchaço ou retenção de líquidos;
• Analisar outros parâmetros além da pesagem na balança;
• Ter o acompanhamento de profissionais que te guiem no processo.
E CASO VOCÊ ESTEJA SOFRENDO DE EFEITO PLATÔ, SEGUEM ALGUMAS SUGESTÕES DE COMO SAIR DELE:
1 - MUDE A ROTINA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Como sabemos, o efeito platô acontece quando seu corpo se acostuma com a nova rotina implantada no dia a dia. Portanto, reformular o seu treino pode auxiliar nesse momento de estagnação.
Aumentar a intensidade dos treinos faz com que voce aumente seu gasto calórico e também aumente seu metabolismo. Ou seja, você evita que seu corpo se acostume!
2 - FAÇA ALTERAÇÕES NA SUA DIETA
Mude a alimentação alterando a quantidade de nutrientes ingeridos, readaptando seu corpo a novas proporções e alimentos que ajudarão a sair do efeito platô.
A adaptação das calorias faz parte do processo de quebra do platô, sendo umas das primeiras técnicas utilizadas.
3 - BUSQUE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL
Neste momento é importante possuir o acompanhamento de médicos e especialistas que te auxiliarão a descobrir quais os verdadeiros responsáveis pela sua estagnação e quais as melhores soluções, sendo uma delas o ajuste de medicações (caso em uso).
Somente um profissional capacitado é capaz de avaliar corretamente porque seu emagrecimento estagnou e assim traçar o caminho correto a ser seguido para continuar com a perda de peso.
Gostaria de uma avaliação especializada? Agende sua consulta particular!
Comments