DEFICIENCIA DE TESTOSTERONA MASCULINA: COMO IDENTIFICAR?
- Dr. Antônio Santiago
- 13 de jun. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2024
A testosterona é o principal hormônio sexual masculino sendo produzido preferencialmente nos testículos e é responsável por diversas características como crescimento de pelos, próstata, ganho de massa muscular e outras. Quando esse hormônio passa a ser menos produzido pelo homem, significa que sua capacidade reprodutiva está diminuindo e ele está entrando na andropausa (como se fosse a menopausa da mulher).
Além disso, a causa mais comum de deficiência de testosterona masculina está associada com o sobrepeso/obesidade. Sabe-se que a gordura no corpo do homem age de forma negativa na produção natural desse hormônio, ocasionando com frequência sua deficiência – é o que chamamos de hipogonadismo secundário à obesidade. MAS COMO SABER SE SEU NÍVEL DE TESTOSTERONA ESTÁ BAIXO? É necessário estar atento à diversos sintomas enfrentados pelo corpo masculino causados pela deficiência de testosterona. Há muitas queixas de diferentes sintomas e muitas vezes, você paciente, não sabe qual pode ser a causa. Listarei a seguir os principais sintomas relacionados: - Diminuição de libido; - Disfunção erétil; - Alteração de humor; - Dificuldade de atingir o orgasmo; - Diminuição da massa muscular.
- aumento da gordura corporal
- irritabilidade
- cansaço, indisposição
Além de sintomas, a testosterona baixa em homens também pode causar problemas como osteopenia, osteoporose, alteração da fertilidade masculina, aumento do risco de doenças cardiovasculares e aumento do risco de câncer.
Caso voce esteja sentindo esses sintomas (e principalmente se tiver mais de 40 anos e/ou está acima do peso), é importante procurar ajuda médica pois você pode estar com deficiência de testosterona.
Quando identificada a deficiência, deve-se fazer seu tratamento.
Se a causa for o próprio envelhecimento, o tratamento será a reposição hormonal e deve ser feita pelo resto da vida.
Se a causa for o excesso de peso, entao o objetivo será o emagrecimento. Após, é esperado que o hormônio normalize. Entretanto, durante todo esse processo de emagrecimento é importante que o paciente faça sua devida reposição hormonal também, pois os sintomas continuarão a existir e isso atrapalha bastante todo o processo de redução de gordura corporal. Neste caso entao, a reposição é temporária e ajuda a acelerar o processo de emagrecimento.
E COMO PODE SER FEITA A REPOSIÇÃO?
A testosterona pode ser feita por via injetável intramuscular, por via transdérmica com géis e também de forma subcutânea por meio de implantes (pellets) hormonais.
A melhor maneira disponível são os implantes, pois estes promovem os melhores resultados aos pacientes. Os implantes permitem o melhor controle de dose, é o tratamento mais cômodo, com menor risco de colaterais e maior ocorrência de adesão. Sem dúvidas é a melhor opção possível.
E AS MULHERES?
A testosterona também está presente nas mulheres, mas em menores concentrações. Quando os níveis de testosterona diminuem nas mulheres também pode haver o aparecimento de alguns sintomas: perda de massa muscular, acúmulo de gordura visceral, diminuição do desejo sexual, desinteresse generalizado, que pode ser confundido com depressão em alguns casos. Aos surgirem sintomas que podem estar relacionados à alteração dos níveis de testosterona é importante buscar orientação médica para fazer a reposição deste hormônio e viver com mais qualidade de vida.
Dr Antônio é especialista em emagrecimento e reposição hormonal masculina e feminina. É importante que você seja avaliado por um médico capacitado e com experiência nesta área.
Comments